img28-300x267Entre as novidades, espaços interativos apresentam a fonoaudiologia no contexto da indústria, da anatomia e do empreendedorismo.

De 22 a 25 de setembro, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) realizará o seu 21º Congresso Brasileiro e 2° Encontro Ibero-Americano de Fonoaudiologia, no Enotel Resort & Spa, em Porto de Galinhas (PE). O evento terá mais de 400 conferências e reunirá mais de 2000 profissionais da área, como debates sobre a atuação fonoaudiológica e sua importância em todos os Ciclos da Vida – da infância à velhice.

“É bastante oportuno dar a dimensão real da nossa produção científica e da prática clínica, de forma que cada um dos Ciclos de Vida possa ser discutido pelas diferentes áreas que compõem a fonoaudiologia. Assim, podemos ampliar nossos conhecimentos e, posteriormente, levar os resultados práticos dessas discussões para toda a população”, diz Irene Marchesan, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).

Além das oito salas abrangendo todas as áreas da fonoaudiologia – audição, disfagia, fonoaudiologia educacional, linguagem, motricidade orofacial, saúde coletiva, voz e comissão de ensino -, o evento também terá um espaço dedicado à “Fonoaudiologia Ibero-Americana”, que tratará da especialidade em âmbito internacional, com trocas de experiências entre profissionais do Brasil e do exterior.

Durante o 21º Congresso Brasileiro e 2° Encontro Ibero-Americano de Fonoaudiologia três novos espaços serão apresentados para discutir o aspecto científico, em “Profissão e Ciência”, a fonoaudiologia no mercado da indústria, no “Espaço Indústria”, e a anatomia funcional e da cabeça e pescoço no “Espaço anatomia e fonoaudiologia”.

Como ocorreu no evento anterior, este ano o Espaço “Fonoaudiólogo Empreendedor” estará novamente presente no Congresso, de forma ampliada com o apoio e a participação do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), promovendo palestras e dicas para os profissionais sobre abertura de empresas, clinicas, entre outras atividades empreendedoras.

Destaque internacional:

O presidente do Dysphagia Research Society, Dr. Peter Belafsky, marcará presença como um dos mais importantes pesquisadores na área de disfagia orofaríngea. Otorrinolaringologista, Belafsky é um dos autores do trabalho publicado recentemente na revista Dysphagia que coloca o Brasil como o quarto país no ranking de envio de trabalhos científicos para o Dysphagia Research Society Meeting, um dos mais importantes eventos internacionais na área da disfagia.

No Congresso, Peter Belafsky terá diversas atividades, entre elas uma sessão especial moderada pelo Dr. Roberto Dantas e pela fonoaudióloga e Coordenadora do Departamento de Disfagia da SBFa Roberta Gonçalves.

Sobre a SBFa

Desde a década de 60 se tem conhecimento da existência de fonoaudiólogos atuando no Brasil. O reconhecimento da profissão ocorreu em 09 de dezembro de 1981.

Com o decorrer das gestões, houve ampliação da articulação com as instituições públicas, como com os Ministérios da Saúde e da Educação, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Hoje, sob a presidência de Irene Marchesan, dá continuidade às ações de fortalecimento da SBFa desde sua criação, com ampliação dos objetivos da Sociedade no que tange a identidade e o exercício profissional, a representatividade nacional e internacional e a modernização de sua estrutura.

Além disso, a dinâmica dos trabalhos está cada vez mais descentralizada, com a ativa participação de uma diretoria expandida, que inclui 70 gestores atuando nos departamentos, comitês e comissões.

21º Congresso Brasileiro e 2° Encontro Ibero-Americano de Fonoaudiologia

Período: 22 a 25 de setembro de 2013

Horário 22 a 24: Das 13 às 20:30 horas

Horário: 25: Das 08 às 12:30 horas

Local: Enotel Resort & Spa Porto de Galinhas – Rodovia PE-09 s/n, Porto de Galinhas – Ipojuca/PE – Brasil

Site Oficial: http://www.sbfa.org.br/fono2013/

Programação: http://www.sbfa.org.br/fono2013/admin/grade_ativa.php#