01linguinhaO Projeto de Lei 4.832/12, do deputado Onofre Santo Agostini (PSD/SC), que obriga a realização do teste da linguinha em recém-nascidos por hospitais públicos e privados, foi reconhecido internacionalmente, pela Academy of Orofacial Myofunctional Therapy – ONG especializada em Ciências Aplicadas Miofuncionais, responsável por pesquisas avançadas no campo da Motricidade Orofacial em todo o mundo. A proposta foi aprovada pelas comissões da Câmara dos Deputados no ano passado, e atualmente está sob análise da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, em caráter terminativo.
No fim de janeiro, Onofre recebeu documento oficial da instituição ressaltando o pioneirismo do projeto que já inspirou programas semelhantes nos Estados Unidos e na Europa.  No texto, o diretor Marc Richard Moeller diz que “o trabalho realizado no Brasil, sob orientação das médicas Irene Marchesan e Roberta Martinelli, abriu as portas para o mundo impedir vários distúrbios anormais e prejudiciais em crianças. Uma contribuição para a saúde pública não apenas do Brasil, mas para o resto do mundo”.
Onofre mostrou-se feliz com o reconhecimento. “Foi um trabalho do meu partido, dos meus assessores e tenho certeza que esse projeto vai se tornar uma marca, pois veio para ajudar”, enfatizou