O Departamento de Motricidade Orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa)  instituiu o dia 14 de agosto como o Dia de Atenção à Respiração Oral. Este é o primeiro ano de comemoração e de lançamento da campanha ‘Como você respira?’.

A primeira edição da campanha tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a Respiração. No dia 14 de agosto serão desenvolvidas, junto à comunidade em todo território nacional, ações voltadas à promoção e educação para a saúde com foco na respiração.

De acordo com informações da SBFa, a celebração do “Dia de Atenção à Respiração Oral” representa uma oportunidade de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no adequado encaminhamento de problemas relacionados às alterações da Respiração.

O Departamento de Motricidade Orofacial da SBFa disponibiliza materiais para a ação, incluindo um folder no qual consta um questionário subjetivo e específico sobre problemas relacionados às características e sintomas da Respiração Oral. São 12 perguntas por meio das quais os participantes podem realizar a auto-avaliação da respiração. Após a aplicação do questionário pelo próprio indivíduo, com o apoio de profissionais, docentes e/ou acadêmicos de Fonoaudiologia, se forem identificadas alterações respiratórias, poderão ser realizados encaminhamentos para o Serviço de Saúde da região.