A ABS concluiu o primeiro Processo de Certificação da Fonoaudiologia na área do Sono. Parabéns aos 16 fonoaudiólogos certificados.

 À Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (ABRAMO)

À Exma Presidente da ABRAMO
Dra. Adriana Tessitori

À Diretoria da ABRAMO

Ref.: Certificação Fonoaudiologia na Área do Sono
São Paulo, 05 de dezembro de 2016

Caros colegas

Conforme contatos realizados anteriormente, represento a Comissão de Fonoaudiologia da Associação Brasileira do Sono (ABS).

Mais uma vez agradeço o amplo apoio da ABRAMO no processo de Certificação do Fonoaudiólogo na área do Sono.

Venho informar que após o lançamento do edital, análise do material enviado pelos fonoaudiólogos interessados e realização da prova; o primeiro processo de Certificação do Fonoaudiólogo na área do Sono foi concluído. Tivemos 16 fonoaudiólogas que cumpriram as exigências do Edital de Concurso de Certificação e foram contempladas com a certificação, nesse primeiro concurso.

Os resultados foram divulgados na última sexta-feira, 02 de dezembro de 2016, por ocasião do Congresso da ABS, realizado em São Paulo.

Todo o processo de inserção formal da Fonoaudiologia na área do Sono junto à ABS, iniciado em 2014, possibilitou a inclusão de fonoaudiólogos na Comissão Científica do Congresso da ABS e a criação de várias mesas com abordagem interdisciplinar nessa área. Tivemos assim, pela primeira vez, a presença de fonoaudiólogas em cinco mesas e simpósios interdisciplinares, possibilitando a divulgação de nosso campo de atuação e resultados nessa área aos profissionais de outras áreas afins.

A Certificação ao Fonoaudiólogo também foi amplamente divulgada pelos Diretores da ABS na abertura do Congresso e em mídia eletrônica. Além de receber a certificação, a Fonoaudiologia terá agora um espaço no site da ABS no qual aparecerão os nomes dos fonoaudiólogos certificados.

Acredito que essa é uma importante conquista para a Fonoaudiologia, uma vez que define formalmente a inclusão do Fonoaudiólogo nesse campo interdisciplinar. Portanto em nome da Comissão de Fonoaudiologia da ABS, agradeço e solicito a continuidade do apoio da ABRAMO quanto a divulgação da inclusão da Fonoaudiologia, sendo esta uma atitude pioneira na área do Sono em âmbito internacional.
Coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento quanto ao processo ocorrido, assim como para propostas futuras e informo que, à princípio, a Certificação será anual a partir de edital de Concurso de Certificação da Fonoaudiologia na Área do Sono da Associação Brasileira do Sono (ABS).

Agradeço a atenção,
Atenciosamente,

Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini, CRFa2: 1773/SP
Coordenadora da Comissão de Fonoaudiologia
Departamento Respiratório da ABS

certificacao_sono2017_editado